segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Ensino a Distância - EAD em Biblioteconomia

No dia 23 de dezembro de 2009, o Diário Oficial da União, em sua Seção 3, publicou o extrato do Acordo de Parceria firmado entre o Conselho Federal de Biblioteconomia – CFB e a Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes, que tem como objeto estabelecer as bases para cooperação entre as partes signatárias, com vistas ao planejamento e à implantação do curso de bacharelado em Biblioteconomia, a ser ofertado nos pólos de apoio presencial do Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB. O acordo tem a validade de um ano, a partir da data de sua publicação, podendo ser prorrogado.

Conforme divulgado no Boletim Eletrônico do CFB, edição especial n. 09, de 23 de novembro de 2009, a equipe de professores doutores que está trabalhando no delineamento do curso é composta por especialistas nas áreas do conhecimento, em
consonância com as diretrizes curriculares estabelecidas pela Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação – Abecin, e são oriundos de todas as regiões do país. O CFB está representado pela coordenadora da Comissão de Ensino, profª. dra. Rosane Lunardelli (UEL), que também responde pela área de Organização e Representação da Informação, juntamente com o prof. doutor José Augusto Guimarães (Unesp/Marília).

O convênio prevê as responsabilidades do CFB no sentido de planejar e produzir os cursos, enquanto que a Capes deve viabilizar encontros, reuniões e oficinas para elaboração do projeto pedagógico e produção dos conteúdos do curso. O CFB e a Capes/UAB vão elaborar um plano de avaliação e acompanhamento das atividades. O acordo prevê, também, a designação de uma comissão de gestão formada por profissionais ligados a ambas instituições.

Em breve deve ser lançado um edital de convocação de instituições de ensino superior interessadas em ofertar o curso. Por razões operacionais, o início das aulas, que seria em março, deve ocorrer no segundo semestre de 2010. As informações podem ser acompanhadas pelos sites das instituições: www.cfb.org.br e http://uab.capes.gov.br.

Fonte:Boletim Eletrônico do Sistema CFB/CRB nº 35Data:25/01/2010